quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RECORRENDO LIGUAGENS V

Cada vez eu fico mais impressionado com o talento destas senhoras que nos convidam para suas exposições de arte em pintura.

Agora, no dia 28 de julho de 2011, sob os auspícios da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e da Associação Cultural “Tribo da Arte”, mais uma vez fomos convidados pela Sra. Dorila Silva de Castro, da qual já adquirimos um bonito quadro, para uma amostra, na Casa de Cultura Ivo Caggiani, de seus novos trabalhos, e de suas colegas, Chiara Stella Mandarino Gallo, Teresa Segarra Costaguta e Vilma Teixeira Veloso.

Começando pela Sra. Dorila de Castro, tivemos o prazer de apreciar uma nova série de paisagens de sua autoria em que nos apresenta sítios rurais e silvestres, várias telas com cabanas e lagos maravilhosos, um casarão antigo com sua capela em estilo toscano e algumas belas residências locais, com seus jardins, por ela magistralmente retratadas em óleo sobre tela. Todos eles, trabalhos belíssimos, como só o seu talento e sensibilidade conseguem realizar.

Depois nos deparamos com os quadros abstratos de Chiara Stella Mandarino Gallo, outra grande artista santanense, que se destaca neste tipo de arte em cores vivas, pintando figuras geométricas, balões e flores, com cores e tonalidades em técnica mista, utilizando inclusive o acrílico, com belos efeitos visuais.

A seguir passamos a admirar a arte de dona Teresa Segarra Costaguta, iniciando com uma paisagem sertaneja de um expressionismo bucólico que lembra por vezes um Gauguin ou o seu colega Van Gogh, um quadro retratando os Alpes e outro representando o abrasivo calor brasileiro, um vitral com toldo, um retrato feminino (Mulher dos Anos 30) e outros quadros em óleo sobre tela de grande beleza e expressividade.

E finalmente os quadros de dona Vilma Teixeira Veloso, cujos trabalhos em óleo sobre tela ainda não conhecíamos e que muito nos encantaram por sua beleza, como suas paisagens rurais, sua carreta puxada a bois sobre fundo paisagístico, suas belas flores, átrios residenciais, sítios e magníficos jardins.

A estas senhoras, artistas maravilhosas de nossa comunidade, que muito nos orgulham e encantam com seu imenso talento, sensibilidade e criatividade, e aos promotores da quinta edição deste evento, que sempre conta com a participação de grande público, nossos sinceros parabéns, meus e da poetisa Enar de Souza, que me acompanhou a esta exposição de quadros que continuará aberta à visitação pública até o dia 06 de agosto de 2011 (sábado) e que recomendamos aos apreciadores de arte de nossa fronteira e também àquelas pessoas que nos visitam.

Luciano Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário