quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

AMANTES, LIBERTINOS E SEDUTORES ...

Conta-se que depois do caso de Adão e Eva, um deus pagão dos gregos teria sido um dos primeiros sedutores da história, ao engravidar, metamorfoseado em touro, a rainha Pasifae, gerando o minotauro, metade touro, metade homem, que o rei Minos acreditava ser seu próprio filho. Também o rei Davi foi um sedutor tornando-se célebre o caso em que mandou matar um de seus generais para ficar com a mulher deste. Seu filho, o rei Salomão, entre mulheres e amantes, teve mais de oitocentas.
Depois vieram outros, homens e mulheres, como Cleópatra, Petrônio, Messalina e Agripina durante o império romano; Boccacio, Lucrecia Borgia, Maquiavel, Giordano Bruno, Rochester, Casanova, Don Juan e Rasputin.
Cleópatra, rainha do Egito, teve vários amantes, entre os quais Júlio Cesar e Marco Antonio e após a morte destes se suicidou fazendo-se picar por uma serpente.
Petrônio, grande cortesão do império romano, dividia-se entre as suas lides como conselheiro de Nero, a literatura e a arte de seduzir, de que era professor.
Messalina, sedutora e dissoluta, foi a primeira esposa de Cláudio. Surpreendida por este durante um bacanal em sacrifício a um deus pagão, foi mandada executar junto com seu amante.
Agripina, irmã de Calígula e mãe de Nero, mandou matar seu esposo e tio Cláudio, a quem seduzira após a morte de Messalina; e depois foi assassinada por ordem do próprio filho.
Boccacio, jovem poeta sedutor e escritor, fugindo da peste negra que atingiu a cidade de Florença, convidou um grupo de jovens e donzelas a passar uma temporada no campo, em total contato com o ar puro e o saudável ambiente da natureza, vivenciando, ali, e escrevendo, dez histórias amorosas, que se transformaram no livro Decamerão.
Lucrecia Borgia, filha do papa Alexandre VI, chegou ao ponto de seduzir seu próprio irmão e mandar matar seus amantes após as noites de orgia.
Maquiavel foi outro grande sedutor, entre uma missão e outra, como emissário dos príncipes e banqueiros, cujas mulheres, se fossem jovens e bonitas, dificilmente lhe escapavam.
Giordano Bruno, apesar de ser um frade dominicano, também foi um sedutor e morreu na fogueira como herege, traído e entregue à inquisição por seu senhorio, mas não sem antes ter estado com a mulher deste.
O Conde de Rochester, paralelamente à sua vida dedicada ao estudo, aos negócios e à família, foi protagonista de vários episódios amorosos extraconjugais.
A seguir vem Casanova, aquele que nas cortes se aproximava das mulheres dos príncipes e outros nobres e as encantava com sua cultura e suas anedotas e em cujas alcovas, na ausência dos maridos, penetrava furtivamente durante as madrugadas. Casanova seduziu e transou com mais de trezentas mulheres da alta nobreza européia.
Don Juan foi um dos maiores colecionadores de arte e sedutores da Espanha. Acusado de mandar assassinar uma de suas amantes e também o pai desta, diz a lenda que, reencarnando e disfarçando-se em estátua de pedra, o velho vingou a morte da filha e a sua, matando Don Juan.
Rasputin, conselheiro da corte russa, sábio e ocultista, era outro que não dormia em serviço quando lhe tocava fazer a corte às amigas da imperatriz e muito chifre ajudou a colocar na cabeça da aristocracia masculina daquele tempo. (Luciano Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário