quinta-feira, 21 de março de 2013


AMIGOS PARA SEMPRE
Amigos não são apenas aqueles com quem convivemos diariamente.
Também são aqueles que  foram  nossos companheiros e companheiras  de infância, colegas de colégio ou  de trabalho e que, por circunstâncias da vida,  há um longo tempo não nos  vemos.
Mas se os reencontramos, a satisfação e a alegria de trinta, quarenta, cinqüenta anos  é a mesma. 
Isso é amizade.  Aquele estado de simpatia que permanece com aqueles, próximos ou distantes, que pensam uns nos outros com saudade,  ternura e bondade.
Entre estas pessoas a amizade não se apaga e dura para sempre.
Portanto,  quando alguém diz ou pensa que não tem amigos, recomendo pegar uma folha de papel em branco  e  fazer uma relação, recordando e anotando desde a infância, este, aquele ou aquela com quem convivemos e quais as possibilidades de mantermos algum contato, mesmo pela internet, através de suas redes sociais.
De posse dessa lista, com os nomes e e-mails de nossos amigos e amigas ,   poderemos recordar ou  pensar neles, ou,  a qualquer momento, nos comunicarmos com eles.  Só devemos cuidar para não nos tornarmos grudentos,  impertinentes, e não transformarmos nossa amizade, tão bem preservada pela distância, numa chateação.
Foi assim, através da internet, que tive  a alegria e a felicidade  de reencontrar e saber notícias de alguns amigos, como, por exemplo,  de uma amiga de infância que hoje vive na Itália desde a década de 70, e de outros amigos,  e a satisfação de saber que todos  estão bem, tocando suas vidas nos lugares  onde moram, e também ficaram felizes  em  saber notícias minhas.
Saber que em algum lugar da cidade, do estado, do país, do continente, do planeta ou do além existe uma pessoa que pensa em nós com alguma ternura, assim como nós pensamos nela,  isso é amizade.
Isto    faz com que reavaliemos a situação e  as circunstâncias e  não nos sintamos tão  sozinhos ou sem amigos, mesmo  em relação àqueles entes queridos, parentes,  amigos e amigas  que já se foram deste mundo,  pois também com a alma destes, ou de outros, de que fomos amigos em vidas passadas, nos reencontramos e nos comunicamos através dos  sonhos.
Luciano Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário