sábado, 12 de julho de 2014

AS CRIANÇAS E O TRABALHO


Eu agradeço a Deus que meus filhos e meus netos não tenham precisado trabalhar, como eu trabalhei, a partir dos 8 anos de idade, cortando canas de milho para alimentar as vacas de um vizinho que me pagava por dia, além de vender verduras do nosso quintal com um balaio de casa em casa.

Como já escrevi sobre este assunto, não quero me estender muito, nem repetir o que já disse em outra oportunidade, quando falava das crianças paraguaias, entre 8 e 12 anos, que foram recrutadas como soldados para brigar contra os exércitos dos aliados da tríplice aliança, formada pelo Brasil, Uruguai e Argentina, e trucidadas impiedosamente na Guerra do Paraguai, que reduziu a população daquele país, que era de um milhão e duzentos mil habitantes, para apenas duzentos mil habitantes depois da guerra.

Agora me deparo com a notícia de que na Bolívia as crianças poderão trabalhar a partir dos dez anos de idade e com o escândalo de algumas pessoas que não concordam com isso.

Escândalo, meus amigos e amigas, é saber que milhares de crianças morrem de fome e de sede diariamente, quando não são trucidadas por bombardeios criminosos, como aconteceu no Japão, no Vietname, no Iraque e em outros países, e agora continua acontecendo na Palestina.


Luciano Machado




Nenhum comentário:

Postar um comentário